Circulação de motos no corredor é legalizada… só que na Califórnia, nos Estados Unidos. No Brasil, não existe proibição, mas motociclistas podem ser multados.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou lei que permite às motos rodarem entre as faixas de trânsito, o chamado corredor. Conhecido como “lane-splitting” nos Estados Unidos, o ato não era proibido no estado, mas se tornou oficialmente legalizado.
De acordo com o Centro de Pesquisa e Educação de Segurança em Transportes da Universidade de Berkeley, na Califórnia, acidentes com motociclistas no corredor resultam em menos ferimentos e mortes.
Como é no Brasil
É permitido rodar com motos no corredor no Brasil, porém, o motociclista pode ser enquadrado no artigo 192 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fala que o condutor de qualquer veículo não pode “deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais”.
O SindimotoSP, em reunião com o Contran / Denatran reivindicou a normatização, através de Portaria Federal, a sinalização de faixas de segurança entre os corredores de moto, que abriria precedentes, também para uma lei que autorizasse a circulação entre os autómoveis.