Repúdio | Tomaremos medidas cabíveis no caso do Motoboy Matheus, vítima de racismo
Um vídeo com ampla repercussão registra o Motoca Matheus sendo vítima de racismo. Apesar do caso ter acontecido no dia 31 de julho, isso não torna o caso menos grave. O Entregador sofreu agressões verbais em um condomínio de Valinhos, no interior de São Paulo ao realizar a entrega. Conversei com o Matheus, conhecido nas ruas aí como “Coletinho”, e coloquei toda nossa estrutura à disposição por tudo que ele vivenciou nesta entrega.
“Você tem inveja disso aqui”, disse o homem branco apontando para a própria pele. Ele falou o mesmo apontando para todas as casas do condomínio.
“Você tem inveja dessas famílias aqui. Você nunca vai ter. Eu já nasci rico. Você é semi-analfabeto”, completa o agressor.
Coletinho, apesar da situação, manteve a calma, não baixou o tom com o “cliente” e agiu corretamente ao acionar a Guarda Municipal por crime de racismo. Eu, enquanto presidente do SindimotoSP, completo informando que tomaremos todas as medidas necessárias para garantir a integridade do Matheus, bem como amparo legal necessário. Repudiamos completamente qualquer tipo de discriminação, seja racial, de sexo ou religiosa. Respeito é a base da sociedade. Justamente, quem deveria ser mais “culto” é quem dá o pior exemplo na história.
Ou seja, já não basta receber pouco, como bem destaca o agressor, os Motofretistas ainda enfrentam situações ABSURDAS de preconceito por parte de uma parcela da sociedade.
Assista abaixo ao vídeo da agressão:
Racismo: ‘Você tem inveja (da minha cor)’, diz homem branco para motoboy negro; veja vídeo: https://t.co/9veMwgruK6
(vídeo: Reprodução redes sociais) pic.twitter.com/EWkmd36YuT
— Estado de Minas (@em_com) August 7, 2020