Novo dossiê da Unicamp revela violações dos direitos humanos dos entregadores; trabalhadores negros novamente são as principais vítimas

Uma nova e extensa pesquisa realizada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, resultou num importante documento transformado em dossiê, que traz revelações aterradoras sobre violações dos direitos humanos no trabalho de motofretistas, motoboys e entregadores.

Nesse contexto de exploração sem limites das empresas de aplicativos, o documento aponta também que os trabalhadores negros são a maioria dos motoboys e bikeboys que estão na linha de frente deste negativo processo de precarização trabalhista.

Nesse sentido, isso aprofunda desigualdades raciais e seus modos de reprodução, transferindo aos trabalhadores negros condições ainda mais precárias, desprotegidas, arriscadas e insalubres.

Com baixa escolaridade ou falta de opções de trabalho, todos se submetem a longas jornadas de trabalho, remunerações injustas e cada vez mais rebaixadas, condições de trabalho indignas e desigualdades complexas.

Este cenário demonstra evidente violações dos direitos humanos dos trabalhadores de aplicativos, hoje cotidianas, disseminadas e aceitas inclusive pela sociedade que usa e pouco (ou quase nada) faz para melhorar à qualidade de vida dos profissionais do setor.

Esses trabalhadores têm sua dignidade e integridade feridas em múltiplos aspectos. A degradação do trabalho é uma delas, seguida pela deterioração da saúde e aumento dos acidentes de trânsito associados a motocicletas e bicicletas, muitas vezes com vítimas fatais.

A pesquisa também apontou que os trabalhadores não tem acesso a água potável, banheiro, pontos de descanso, e que apresentam desidratação, incidências alarmantes de pressão alta, de alimentação inapropriada e permanente estresse.

O trabalho desenvolvido termina ressaltando que os poderes públicos devem reconhecer a subordinação praticada pelas empresas em relação a seus colaboradores, responsabilizá-las, regular e fiscalizar esse tipo de trabalho, garantindo condições mínimas de saúde, segurança e dignidade aos motofretistas, motoboys e entregadores.

Para ler o dossiê na íntegra, CLIQUE NO ENDEREÇO ABAIXO, abra em PDF direto no seu celular ou em seu computador, cole o endereço no seu navegador preferido:

http://abet-trabalho.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Dossi%C3%AA-das-viola%C3%A7%C3%B5es-dos-direitos-humanos-no-trabalho-uberizado_color_ENTREGA100424-1.pdf

Imagem: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.