Motociclista poderá apresentar CNH digital no celular a partir de fevereiro de 2018
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou em definitivo a utilização da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, a CNH-e. Um aplicativo do governo contará com informações criptografadas e assinatura digital para comprovação da autenticidade do documento e segurança dos portadores da CNH. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital. Para aderir à CNH-e será preciso realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran e confirmar e-mail para uso de certificado digital.
No primeiro acesso à sua carteira digital será necessário criar uma senha, que será usada todas as vezes que quiser visualizar o documento. Essa senha também serve para impedir o acesso indevido. Caso o celular seja roubado, o Portal de Serviços do Denatran oferecerá bloqueio remoto da CNH digital.
Vale lembrar que a CNH ainda é documento de porte obrigatório. Dirigir sem estar em posse dela é infração leve com multa de R$ 88,38 e três pontos na habilitação, além de ter o veículo retido até a apresentação do documento.