Troca de espelhos ou guidão originais da moto exigirá vistoria
Já está valendo nova portaria do Denatran que exige Certificado de Segurança Veicular (CSV) para customizações simples na motocicleta, ou seja, modificações de qualquer espécie nos espelhos ou guidão da motocicleta em desacordo com o original. Antes disso, as modificações não tinham legislação específica e era permitido trocar por espelhos ou guidões menores, mais esportivos, coloridos etc, por exemplo. O motociclista pode ser multado pela alteração pelos órgãos responsáveis.
A portaria exige para os espelhos de formato circular o diâmetro da lente não menos que 94 mm e nem maior que 150 mm. Para os não circulares 78 mm de diâmetro na lente e superfície refletora 120 mm por 200 mm. No caso dos guidões, a largura não menos que 600 mm e não maior que 950 mm. A altura do guidão fica limitada à linha dos ombros do piloto. Todas essas medidas são originais de fábrica. A regra é usar o bom senso, portanto, evite guidão curto, alto, estreito ou serrado, espelhos menores que os recomendados, esportivos etc.
O SindimotoSP ressalta que os motociclistas profissionais devem manter o bom senso e evitar troca de peças originais de fábrica por outras mais esportivas, menores, fora do padrão etc, porque elas diminuem a segurança.