Faixa Azul é considerada um sucesso. Projeto piloto pode ser aplicado em outras vias importantes

O SindimotoSP divulgou amplamente todas as discussões, preocupações e a própria implantação e inauguração da Faixa Azul na avenida 23 de Maio. Após um mês do início do projeto piloto exclusivo para motos no sentido Santana/Aeroporto, o resultado é POSITIVO. Não houve registro de nenhum acidente grave ou morte envolvendo motos na nova via. Muito pelo contrário, além da melhora de 10% no trânsito do percurso, 86% dos motociclistas passaram a circular na faixa, mesmo não sendo obrigatório.

BALANÇO DE ACIDENTES DIVULGADO PELA CET
  • Fora do espaço da faixa azul: sete sinistros sem vítima e quatro com vítima. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
  • No espaço da faixa azul: quatro sem vítima, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.
  • Em outra ocasião, um funcionário que fazia a zeladoria no canteiro central da Avenida 23 de Maio, ao lado da faixa azul, foi atingido por um veículo que trafegava de forma perigosa no local
  • Para finalizar, o motociclista que trafegava pela faixa azul teve um mal súbito (desmaio) e caiu dentro do espaço, mas não houve interferências ou acidentes envolvendo outros veículos.
EXPANSÃO DO PROJETO

Graças ao resultado positivo, pois não houveram incidentes ligados a implantação da Faixa Azul, a Prefeitura de São Paulo já estuda e planeja novos pontos para expansão do projeto piloto. Segundo divulgado pelo Governo da cidade, vias com alto volume de circulação de veículos, taxa considerável de sinistros, com semáforos e passagem de pedestres também estão sendo cotadas.

A FAIXA AZUL É EXCLUSIVA?

Sim, é exclusiva para motocicletas. Existe uma demarcação da via entre as faixas 1 e 2 (usualmente utilizadas pelos Motociclistas). Vale ressaltar que, o uso não é obrigatório. O condutor será orientado a utilizar em caso de trânsito lento. Haverá sinalização vertical por toda a via alertando para os limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso da seta, a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.

VEJA A DIVULGAÇÃO DO DIÁRIO DE TRANSPORTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.