IPEA diz em estudo que jornada de trabalho dos entregadores de app aumentou consideravelmente e renda caiu drasticamente

Pesquisa também afirma que precarização das condições de trabalho de entregadores por aplicativos não é aceita por eles e que entendem serem “empreendedores de si mesmos”.

Os dados estão no estudo Plataformização e Precarização do Trabalho de Motoristas e Entregadores no Brasil, que compõe a 77ª edição do Boletim Mercado de Trabalho, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento do governo federal, lançado nesta terça-feira (21) que analisa a situação dos entregadores motociclistas, entregadores e condutores de bicicletas.

Em 2015, quando havia apenas 56 mil trabalhadores desse tipo no país, a renda média era de R$ 2.250,00. Já em 2021, eram 366 mil entregadores e uma renda média de R$ 1.650. Uma queda de quase 30% em 6 anos.

A partir desse ano, com os constantes rebaixamento dos valores de entrega, segundo os próprios entregadores, o valor diminuiu mais ainda, fazendo com que precisem encarar longas horas de trabalho para fazer um valor que possa pagar pelo menos as dívidas principais.

Especificamente, após 2018, quando o crescimento desses entregadores intensificou-se de maneira mais expressiva, houve aumento da quantidade dos atuavam por mais de 49 horas semanais, trabalhando praticamente de domingo a domingo, sem intervalos ou folga diária.

O estudo concluiu que o modelo de trabalho plataformizado se baseia em um vetor de precarização, representando, por um lado, menores patamares de renda e, por outro lado, maiores jornadas semanais de trabalho.

Segundo os técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea que idealizaram o estudo, Sandro Sacchet e Mauro Oddo, apesar dos dados demonstrarem essa precarização, muitos trabalhadores entendem e defendem que são “empreendedores de si mesmos”.

Na verdade, o próprio Ministério Público do Trabalho (MPT) já provou que, de fato, os entregadores estão presos em um sistema exploratório em que as empresas de app são as mais beneficiadas com lucros e crescimento bilionário.

Para ver o estudo clique em Plataformização e Precarização do Trabalho de Motoristas e Entregadores no Brasil,

e para conferir o material que serviu de base, clique em 77ª edição do Boletim Mercado de Trabalho.

Imagem: Comunicação – Ipea / Ministério do Planejamento e Orçamento – Governo Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.