Comissão de Transportes aprova trânsito de motos entre veículos, pelo menos por enquanto
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que autoriza o trânsito de motocicletas entre veículos em fila e, derruba, pelo menos por enquanto, o desejo de alguns deputados de proibir que motociclistas andem naquele local.
O SindimotoSP vem batendo de frente contra essa proibição porque entende que isso não só acabaria com a profissão de motofretista, como também causaria enormes filas nas grandes cidades, já que motos teriam que andar atrás dos carros.
Porém, para a passagem ser permitida, três condições precisam ser cumpridas segundo o PL:
- o fluxo de veículos deve estar parado ou muito lento
- a passagem deve ser feita em velocidade reduzida e compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos
- quando houver mais de duas faixas na pista, a passagem da moto só poderá acontecer entre as duas faixas mais à esquerda – a não ser que uma seja exclusiva de ônibus.
De acordo com a proposta, quem conduzir moto em desacordo com as condições cometerá infração grave com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.
Tramitação
A proposta tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.