Nota SindimotoSP Coronavírus – COVID-19

SindimotoSP vem a público manifestar-se sobre o assunto que tem tomado o noticiário nacional e internacional, levando autoridades imporem medidas como cancelamentos de eventos, fechamento de escolas públicas e particulares, restrição de aglomerações públicas, entre outras. 

O ASSUNTO É SÉRIO E MERECE ATENÇÃO, ALÉM DE CUIDADO DE TODA POPULAÇÃO, INCLUSIVE MOTOBOYS, QUE LIDAM COM PÚBLICO E ESTÃO SUJEITOS À CONTAMINAÇÃO COMO QUALQUER OUTRA PESSOA. 

Em primeiro lugar, o sindicato entende que, a restrição imposta para que as pessoas fiquem em casa, a tendência é aumentar entregas rápidas como remédios, documentos, alimentos, entre outros, principalmente nas empresas de aplicativos de motofrete. Isso aumentará também o contato dos motoboys com as pessoas que estão em casa.

A pergunta que se faz agora é, quais medidas as empresas de aplicativos que atuam no setor de motofrete tomarão para preservar à saúde dos trabalhadores motociclistas, que além de se preocuparem com segurança no trânsito agora precisam preservar integridade física diante desse problema de saúde mundial? 


Algumas já se pronunciaram, mas o oferecido ainda é pouco diante do que faturam com o serviço do motoboy.


Áreas específicas de modais diferentes já tiveram apoio das empresas e estão minimizando os riscos de seus funcionários. As empresas de aplicativo que contratam motoboys também precisam adotar medidas urgentes de ajuda para que o trabalhador possa exercer à profissão com o menor risco possível. 


As medidas que forem sendo tomadas pelas empresas, divulgaremos para que o motoboy saiba como se comportar ou fazer durante as entregas.


ESSE É O COMPROMISSO DO SINDIMOTOSP PARA AJUDAR E PARA QUE POSSAMOS PASSAR POR ESSE MOMENTO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

Em segundo lugar, o motoboy PRECISA ENTENDER que não está imune ao contágio. Que tem de seguir as orientações básicas dos governos como evitar aglomerações, lavar muito bem as mãos várias vezes por dia, não colocar as mãos no rosto, olhos, boca, nariz etc. 

O assunto é sério. Veja que muitos países estão fechando suas fronteiras para diminuir o número de pessoas infectadas. Agora é hora de atenção, a situação é passageira e depende do esforço de todos, inclusive os motoboys. 

No decorrer dos dias vamos disponibilizando mais informações sobre o assunto. Abaixo, você conhece um pouco mais sobre à doença e como se prevenir. 

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). 

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. 

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 


Como se prevenir

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.