Projeto que obriga antena corta pipa em todas as motocicletas no Estado de SP é aprovado e agora segue para veto ou sanção do governador Márcio França.
Antes, a obrigatoriedade era apenas para motocicletas destinadas a uso profissional. Agora, a lei determina que saiam de fábrica com o equipamento.
Foto divulgação – Assembleia Legislativa de SP |
Todas as motocicletas produzidas no Estado de São Paulo poderão ter de sair das fábricas equipadas com antenas protetoras contra linhas de pipa. Essa obrigatoriedade faz parte do Projeto 61/2004 aprovado em maio pela Assembleia Legislativa. A proposta original previa que o artefato de proteção fosse metálico, mas emenda apresentada pelo próprio autor da proposta estabelece que o tipo de material será definido por meio do decreto de regulamentação da lei, que será publicado em breve.
O projeto determina ainda que as montadoras terão 180 dias para cumprirem a nova regra a partir da publicação da norma legal. No caso dos atuais proprietários de ciclomotores, o prazo chega a até 270 dias. Quem adquirir motos fabricadas em outros estados terá de instalar a haste nos guidões em no máximo 30 dias contados da data de emissão da nota fiscal.