IRRESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS DE APLICATIVO DE MOTOFRETE TRAZEM GRANDES PROBLEMAS PARA MOTOCICLISTAS PROFISSIONAIS
OS MOTOBOYS que trabalham nas empresas de app querem que elas parem de diminuir o valor da ENTREGA – corrida (começou com R$ 22,00 e agora vai para cerca de R$ 12,00, além de não mais precarizem as relações de trabalho e que respeitem os profissionais motociclistas.
As empresas de app no motofrete estão promovendo:
– A quebra do mercado devido a concorrência desleal com preço menor que as empresas convencionais de motofrete, que não tem como concorrer com valores tão baixos. As empresas convencionais ainda são obrigadas a pagar impostos que as de app não pagam.
– A falência de milhares de empresas de motofrete convencional em todo Brasil.
– O desemprego de milhares de motoboys em todo Brasil.
– O monopólio no setor (o que é proibido pelo CADE).
O SindimotoSP NÃO É CONTRA AS PLATAFORMAS DIGITAIS, MAS é solidário ao movimento e entende a gravidade da situação, tanto que já denunciou as empresas de aplicativo para o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estão investigando essas empresas. Inclusive, a investigação se dá na Receita Federal por suposta sonegação de impostos.
Para tomar uma atitude mais enérgica, o SindimotoSP aguarda o parecer do MPT e MTE. Porém, o SindimotoSP entende que o caminho é a REGULAMENTAÇÃO desse setor e que as empresas de aplicativo desçam do muro e reconheçam os motociclistas profissionais como trabalhadores e não MEIs.
LEIA MAIS AQUI.