Faixa Azul: a convite da prefeitura de SP, SindimotoSP participa de evento em que Ministro do Transporte anuncia volta do projeto

A Prefeitura de São Paulo foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a retomar e ampliar o projeto-piloto da Faixa Azul na cidade.

Serão mais 71 km que se somarão aos atuais 22,5 km já implantadas nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay. As obras começam nos próximos dias no trecho de 2 km no eixo Prestes Maia/Tiradentes.

O anúncio foi feito ontem (28) pelo prefeito Ricardo Nunes em evento realizado na sede da Prefeitura, que contou com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, além do Secretário de Mobilidade e Trânsito da cidade, Celso Gonçalves Barbosa e o Presidente do SindimotoSP, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, além de parte da diretoria e motoboys.

“Vocês não têm ideia do quanto é prazeroso a gente escutar aqui que no mesmo trecho que hoje tem a Faixa Azul tinha número de óbitos muito altos e hoje tem óbito zero”, disse emocionado o prefeito Ricardo Nunes, na coletiva de imprensa.

O ministro Renan Filho ressaltou o sucesso do projeto que considera ser do “trânsito moderno”. “Quero parabenizar o prefeito Ricardo por ter desenvolvido uma ideia que permite conseguir as duas coisas: mais agilidade e ao mesmo tempo mais segurança, reduzindo mortes numa cidade tão importante para o nosso país, e que vai certamente virar uma referência para todas as cidades brasileiras”, afirmou o ministro.

Já o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves, explicou que o principal conceito da Faixa Azul é a redistribuição do espaço viário. “Os motociclistas já usavam o corredor e circulavam entre os veículos. Agora, além da sinalização, é importante que a CET e a secretaria possam redistribuir o espaço de modo que os motociclistas fiquem seguros e, ao mesmo tempo, sejam mantidos longe dos veículos maiores, que é o caso dos ônibus.”

O Presidente Gil também elogiou a volta da Faixa. “Esse projeto destaca a importância de uma política pública para motociclistas em São Paulo, atendendo uma antiga reivindicação do sindicato de mais segurança viária para quem anda de moto na cidade”, finalizou.

A autorização concedida pela Senatran engloba duas frentes de ampliação do projeto-piloto.

A primeira trata da prorrogação do prazo para ampliação da Faixa Azul do Corredor Norte-Sul no sentido Aeroporto, dessa forma, outros 7 km serão sinalizados, compreendendo a Av. Santos Dumont (desde a Ponte das Bandeiras), Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia e, na outra ponta, a Av. Rubem Berta (até a Av. Indianópolis) e a Av. Moreira Guimarães (até o Vd. João Julião da Costa Aguiar).

A segunda frente de ampliação da Faixa Azul leva o projeto para outros pontos viários da cidade, totalizando 64 km. São eles: Av. Nações Unidas (7 km de Faixa Azul somando os dois sentidos); Avenidas Sumaré e João Paulo VI (6,8 km); Av. Brig. Faria Lima (9,2 km); Av. Zaki Narchi (3,6 km); Av. Luiz Dumont Villares (5 km); Av. Miguel Yunes (4 km); Av. do Estado (8,2 km); e Avenidas Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice Presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km).

A previsão para conclusão da implantação da sinalização da Faixa Azul nas vias autorizadas é janeiro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.