Conheça as dicas para saber se já está na hora de trocar os pneus da sua moto

Uma das maiores dúvidas dos Motociclistas gira em torno do momento correto de realizar a troca dos pneus. Existe um método bastante utilizado e indicado para essa averiguação, através do TWI ou Tread Wear Indicator (literalmente, indicador de desgaste do piso). Existem, claro, outras situações implicantes para a troca, tais como cortes, bolhas e desgastes profundos de outra natureza. Elas antecipam o final da vida útil.

Para evitar ser parado e receber uma multa, ou até mesmo a motoca apreendida, é de extrema importância estar atento à conservação dos pneus. Eles, em geral, são confeccionados para resistir por muitos anos. Mesmo assim, em algum momento chega a hora de realizar a troca deles para garantir sua própria segurança e a eficiência do veículo.

O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO

A lei determina que os sulcos de um pneu devem apresentar uma profundidade mínima de 1 mm (um milímetro). Caso circule com espessuras inferiores, o condutor está sujeito a receber multas. Claro que nem sempre ela será justa, por isso mesmo os associados do SindimotoSP contam com orientação para fazer os processos de recurso.

O TWI

Determina quando você deve trocar o pneu da sua moto. Além da legislação, as próprias empresas fabricantes desenvolveram um meio de deixar isso claro ao usuário. O TWI é um filete feito de borracha colocado transversalmente aos sulcos em alguns locais da banda de rodagem. Quando ele fica bem perceptível aos olhos, no mesmo nível da banda de rodagem, é sinal de que chegou a hora de trocar o pneu da sua moto. Você pode localizá-lo sem dificuldade na lateral do pneu, onde existe a inscrição “TWI” (ou outro elemento indicativo, como uma seta ou mesmo o logotipo da empresa fabricante).

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO COM IMPORTANTES ORIENTAÇÕES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *