Semana Nacional do Trânsito | Setembro traz a reflexão: “Pedestre e ciclista: ver e ser visto”

A Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Seu objetivo é incentivar a sociedade promover um trânsito mais seguro. Espera-se destas campanhas educativas salvar o maior número de vidas. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) são os órgãos idealizadores da ação com total apoio do SindimotoSP. O mês de setembro aborda a reflexão: “Pedestres e ciclistas: Ver e ser visto”.

Desde maio, mês específico com ações de conscientização dos perigos no trânsito em todo Brasil, as instituições promoveram campanhas, eventos online e debates a fim de encontrar soluções rápidas para o assunto. Minimizar as tragédias que acontecem em vias públicas foi tema recorrente. Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove por meio da conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.

Confira o cronograma de ações de 2021

Setembro – “Pedestres e ciclistas: Ver e ser visto”.
Será destacado que no período noturno há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. As campanhas educativas deste mês vão apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres, reforçando a necessidade do uso de equipamentos e vestimentas que os tornem mais visíveis. Será trabalhada a empatia, reforçando o papel dos mais fortes em proteger os mais vulneráveis.

Outubro – “Pedestres e ciclistas – 2: O que pode e o que não pode!” e “Uso da cadeirinha”.
Será abordada a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, crianças, bem como pessoas com deficiência e idosos, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários. Em relação aos ciclistas, o objetivo é incentivá-los a escolher rotas mais seguras para a prática do esporte. Serão realizadas campanhas de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, quando nos papéis de pedestre e ciclista.

Novembro – “Não deixe marcas que desculpas não apaguem”.
Enfoque na manutenção preventiva dos veículos. Trazendo o tema do “Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito”, as campanhas levarão a uma reflexão sobre como as lesões e sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente. Serão reforçadas as dicas e orientações de manutenção preventiva dos veículos nos meses de novembro, dezembro e janeiro, tendo em vista que são meses com maior movimento nas rodovias, por conta dos feriados de fim de ano e das férias escolares.

Dezembro – Para fechar 2021 será a vez de “Festejos em segurança: Os perigos do uso de substâncias psicoativas por condutores”.
O destaque especial será para a manutenção preventiva dos veículos. Em decorrência das festas de fim de ano, serão alertados motociclistas e demais condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. Promoção de ações integradas com a fiscalização, tendo em vista que no fim de ano há maior movimento nas rodovias, por conta dos feriados e das férias escolares. Haverá campanha de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor.

LEIA TAMBÉM

Setembro Amarelo | Apoiamos a campanha de valor à vida e prevenção do suicídio

O mês de setembro é conhecido pela cor amarela, referência à Campanha Mundial de prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema… confira na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.