SindimotoSP está atento à votação do PL 3267 que altera leis de trânsito e acontece 3/6 (quarta-feira)
O SindimotoSP e a Febramoto estão participando ativamente com sugestões na modernização consciente do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) através do PL 3267, que terá sessão extraordinária (deliberativa) amanhã 3/6, via plenário virtual, a partir das 13h. A Abraciclo também colaborou em parceria com o sindicato e a federação. Os objetivos são tornar o trânsito mais seguro e diminuir acidentes envolvendo motocicletas.
Depois de muita luta as instituições conseguiram que o relator da Comissão de Viação e
Transportes, o deputado federal Juscelino Filho, acatasse a emenda do deputado federal Hugo Leal,
revertendo a proibição do tráfego de motocicletas nos corredores, ou seja, entre os carros em faixas de rolamento paralelas.
Contando com o apoio do deputado Luiz Carlos
Motta (PL-SP), que também é presidente da Comissão, além de reverterem a proibição, as instituições conseguiram que fosse admitido e regulamentado o espaço entre os carros. Para isso, haverá uma série de sinais,placas etc, conforme determina o CTB.
“Esta é uma ação
muito importante, já que o Projeto de Lei original restringia a liberdade de ir e vir das pessoas que têm motocicletas, o que teria um impacto gigantesco para os
profissionais que têm as motocicletas como ferramenta de trabalho. Estamos muito contentes, pois além de garantirmos o direito do uso das motocicletas, a gente conseguiu estabelecer uma faixa virtual para que as motocicletas possam trafegar nos corredores”, disse Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, presidente do SindimotoSP e Febramoto.