Prevenção evita sustos


A prevenção é uma das melhores maneiras de evitar problemas, principalmente quando diz respeito à segurança. No trânsito,  os motoboys precisam se cercar de cuidados para não sofrerem acidentes e avarias inesperadas em suas motocicletas. Por isso, a manutenção preventiva é uma das principais formas de garantir mais tranquilidade durante a condução.
Além de levar suas motocicletas periodicamente ao mecânico para avaliar se há problemas que precisam ser ajustados, os motoboys devem estar atentos a possíveis ruídos fora do comum para facilitar a identificação de falhas pelo especialista. Dessa forma, com a revisão constante, o tempo de reparo acaba sendo menor e reduz a chance de o veículo dar defeito inesperadamente.
O condutor precisa ficar de olho também na lubrificação das correntes e do motor, muitas vezes deixados de lado, sem revisão frequente. No caso das correntes, a cada mil quilômetros rodados os motociclistas devem checar se há folga e verificar no manual do veículo os centímetros tolerados para circular sem sustos.
A conservação dos freios, faróis e estado dos pneus também merece atenção contínua dos proprietários, já que o último, por exemplo, pode causar dificuldades na pilotagem se as rodas não estiverem infladas corretamente. É importante não ligar a motocicleta sem se certificar de que os faróis estão desligados, poupando a bateria e aumentando sua vida útil. Com esses cuidados, é possível ganhar segurança e ainda economizar com gastos inesperados, consequentemente mais caros, na maioria das vezes.
Para finalizar, nunca é demais lembrar que o motociclista, seja a trabalho ou a lazer, sempre deve usar os equipamentos de segurança: capacete, jaqueta, calças, luvas e botas. Em caso de queda, a vestimenta adequada ajuda a amenizar as lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.