Presidente Gil quer aposentadoria especial para motociclista profissional
Na foto, presidente Gil e senador Paulo Paim em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do senado Federal em Brasília |
SindimotoSP quer aposentadoria especial para motociclista profissional
A Aposentadoria Especial também é conhecida como Periculosidade / Insalubridade. As duas situações são diferentes, porém, atualmente, o motociclista profissional já recebe o adicional de periculosidade, o que, teoricamente, lhe daria direito a aposentadoria especial.
“É incoerente ceder um benefício, no caso à periculosidade, e não dar o direito a aposentadoria especial para o motociclista profissional porque o risco no exercício da profissão existe. Portanto, nada mais justo e dentro da lei, que esse profissional tenha também esse direito de se aposentar com menos tempo”, diz Gil.
Conheça algumas profissões que geram o direito à Aposentadoria especial
Metalúrgicos, pintores, pedreiros que trabalham em grandes obras, eletricitários, frentistas, vigilantes, médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos em radiologia, bombeiros, investigadores e guardas com uso de arma de fogo, soldadores, engenheiros, auxiliares de saúde que trabalhem constantemente expostos ao contato com doentes ou materiais infectocontagiantes, motorista de ônibus e caminhão, cobradores de ônibus, profissionais que trabalham na caça, pesca e agricultura, entre outros.