Empresas de Apps no motofrete descumprem Nota Técnica publicada pelo MPT





Dez dias depois da publicação de Nota Técnica do MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO / MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO (MPT) – Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho – CONAFRET – NOTA TÉCNICA CONAFRET Nº 01/2020, recomendando que as empresas de aplicativos que atuam no motofrete adotem medidas sanitárias para minimizar riscos de contágio pelos motoboys ao realizarem as entregas, nada foi feito e os trabalhadores continuam se arriscando em cada um dos pedidos finalizados.


Estas empresas de apps estão sistematicamente descumprindo as orientações do MPT e seguem na contramão expondo os motoboys ao Coronavírus sem oferecerem o mínimo de segurança para eles, ignorando todos os requisitos das medidas sanitárias apontados na Nota Técnica do MPT.


O SindimotoSP ressalta que as empresas de apps precisam cumprir as orientações do MPT, que são:

  1. Garantir informações claras a respeito das medidas de controle, condições sanitárias, protetivas, sociais e trabalhistas.
  2. Orientar sobre uso, higienização, descarte e substituição de materiais de proteção e desinfecção em pontos designados como de intensa circulação desses profissionais.
  3. Providenciar, para quem tem mais de 60 anos, assistência financeira para subsistência, a fim de que possam se manter em distanciamento social, enquanto necessário.
  4. Expedir aos tomadores dos serviços de entrega orientação contendo medidas de proteção aos profissionais de entrega quando da retirada de mercadorias em suas dependências. 
  5. Estabelecer política de autocuidado para identificação de potenciais sinais e sintomas de contaminação do Coronavírus, prestando assistência para encaminhamento ao serviço médico disponível, caso se constatem sintomas mais graves da doença. 
  6. Garantir aos motoboys que necessitem interromper o trabalho em razão da contaminação pelo Coronavírus, assistência financeira para subsistência.
  7. Adotar medidas de controle de cunho administrativo ou estrutural para evitar a exposição dos trabalhadores no ambiente de trabalho. 
Dada a urgência da situação, o SindimotoSP ainda solicita ao MPT imediata fiscalização na empresas de apps e que, estas, cumpram na íntegra à Nota Técnica, a fim de preservar a saúde dos trabalhadores da categoria.

Leia aqui mais sobre o assunto e veja Nota Técnica do MPT na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.