Ícone do site Gil dos Motoboys

SindimotoSP participa da entrega de mais 11,5 km de Faixa Azul pelo prefeito Ricardo Nunes na Jacu-Pêssego – Zona Leste; capital chega a 232,7 km da área preferencial para motociclistas

O prefeito Ricardo Nunes fez a entrega de mais 11,5 km de Faixa Azul na Avenida Jacu-Pêssego nesta quinta-feira (10), com a presença de autoridades, convidados e do SindimotoSP, além de motoboys e motociclistas.

De acordo com o Nunes, das 1,3 milhão de motos que circulam pela cidade, 700 mil são de pessoas que usam o veículo para o trabalho, sendo a Faixa Azul importante política pública para aumentar a segurança de quem utiliza esse modal de transporte.

“Estamos inaugurando mais 11,5 km de faixa Azul na Jacu-Pêssego, que já tinha 20 km e, portanto, São Paulo tem agora 233 km de Faixa Azul, representando menos acidentes com motociclistas, com menos pessoas fazendo reabilitação, e principalmente, com menos óbitos. Onde tem Faixa Azul cai em 47% os óbitos naquela via, portanto uma política que salva vidas, evita acidentes, e que iremos continuar ampliando para atender mais de 1 milhão de motociclistas que usam as nossas vias todos os dias”, ressaltou o prefeito Ricardo Nunes.

Os 11,5 km são divididos em dois trechos. O primeiro tem 8,5 km, considerando ambos os sentidos, entre a Rua América Sugai e a Rua São Francisco do Piauí. O outro, tem mais 3 km, agregando os dois sentidos, entre a Rua Adriano Bertozzi e a Rua Zituo Karasawa. Este é o terceiro trecho entregue em 2025. O primeiro, com 3 km, ocorreu em 22 de janeiro na Avenida das Nações Unidas, e o segundo, com 6 km, foi na Avenida do Estado.

O vice-Presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo (Sindimoto), Gerson Cunha, destacou que a Faixa Azul traz mais segurança aos motociclistas e motofretistas. “Isso diminui o risco que a gente corre, já que estamos o dia inteiro nas ruas da cidade”.

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.

Diariamente, mais de 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.

 

Sair da versão mobile