Ícone do site Gil dos Motoboys

Prefeito Ricardo Nunes comemora 3 anos de sucesso da Faixa Azul, redução de óbitos onde ela está instalada e entrega mais 3 km na Avenida das Nações Unidas

O número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com Faixa Azul teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito, divulgados na sexta-feira (17). O número absoluto caiu de 36 mortes em 2023 para 19 no ano passado.

Agora, São Paulo capital conta com 215,2 km de Faixa Azul em 46 vias, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

O trecho que ganhou o novo espaço preferencial para motos fica na Avenida das Nações Unidas, a partir da Rua Professor Campos de Oliveira até próximo da Avenida Interlagos, onde já há continuidade da Faixa Azul na Avenida Miguel Yunes.

“Estes 3 km são os primeiros dos 200 km que deverão ser implantados até 2028 e vamos seguir ampliando o projeto, que já é referência nacional, pela cidade. A próxima será na Avenida do Estado, depois na Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores e, em seguida, a Avenida Roberto Marinho, que só depende do alinhamento com as obras do Metrô que estão acontecendo lá, para ampliarmos essas áreas que, comprovadamente, salvam muitas vidas”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

O prefeito também mencionou a atual situação do mototáxi, defendendo qeu o que faz é no sentido de proteger à vida dos trabalhadores e passageiros, já que a 99Motos pensa apenas no lucro.

Faixa Azul mostra a que veio ao completar 3 anos de sucesso

A primeira Faixa Azul da cidade foi ativada em 25 de janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio. O trecho inaugural tinha 5,5 km de extensão. Depois foi para à Avenida Bandeirantes e demais vias públicas importantes da cidade, com objetivo de reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas, harmonizando a convivência entre os modais.

“A Faixa Azul é um sonho realizado do SindimotoSP que foi idealizado pelo prefeito Ricardo Nunes, comprando a ideia do ex-vereador Ricardo Teixeira – atualmente presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo – e investiu em sinalização, reaproveitamento da malha viária, readequação do asfalto, entre outras medidas. Isso fez com que muitas vidas fossem salvas”, ressaltou Gilberto Almeida dos Santos, o Gil presidente do SindimotoSP, que foi convidado a discursar na tribuna solene do evento, que contou com presença de autoridades, especialistas em mobilidade viária, a Abraciclo, diretoria e militância do SindimotoSP, entre outros convidados.

Abaixo você confere imagens do evento.

Sair da versão mobile