CPI dos Aplicativos | SindimotoSP rechaça histórico de exploração por parte das empresas/apps

O presidente do SindimotoSP, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, esteve presente nesta terça, dia 23 de novembro, na quinta sessão ordinária da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos para depor contra a precarização praticada pelas empresas de entrega por Apps. Gil fez uma clara defesa dos trabalhadores e apontou todos os problema e abusos do setor. Também reafirmou que há vínculo trabalhista entre os Motofretistas e as empresas de entrega por aplicativo, mesmo que as plataformas argumentem o contrário.

Motoboys, Entregadoras, o presidente da AMASP (Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo, Eduardo Lima de Souza, e muitas outras pessoas também foram ouvidas pela Comissão. Ainda na reunião, dois requerimentos foram aprovados. O primeiro convida representantes da empresa 99 a prestarem esclarecimentos à Comissão e o segundo pede à Câmara a contratação de uma consultoria externa para analisar as informações levantadas no âmbito das investigações.

Presidente da CPI, o vereador Adilson Amadeu (DEM), avaliou a reunião:

Todos os depoimentos, transparentes que são, bateram todos. Sindicatos, associações, todo trabalhador que precisa ganhar o pão de cada dia, só que as OTTCs (Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas), por trás, tratam eles como escravos, infelizmente”.

CPI dos Aplicativos

A CPI dos Aplicativos tem o objetivo de investigar contratos das empresas por aplicativo que atuam no transporte particular de passageiros individual remunerado e das empresas de aplicativos para transporte de pequenas cargas, market place e delivery, realizada por Motofretistas e Motoboys na capital paulista, bem como avaliar situações trabalhistas dos colaboradores e o recolhimento de impostos para o município.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da CPI, vereador Adilson Amadeu (DEM). Também participaram o vice-presidente da Comissão, vereador Marlon Luz (Patriota), além dos vereadores Camilo Cristófaro (PSB), Dr. Sidney Cruz (Solidariedade), Luana Alves (PSOL) e Senival Moura (PT), membros do colegiado.

ASSISTA À REUNIÃO NA ÍNTEGRA – VEJA A FALA DO GIL (a partir das 2 horas e 50 minutos)

VEJA TAMBÉM

​Secretaria Municipal de Transporte promete melhorias para os Motoboys ainda em 2021

Nossos dirigentes estiveram nesta terça (9) na sede da Secretaria Municipal de Transporte. Tivemos uma reunião para tratar de um projeto piloto em benefício dos Motociclistas. Como se trata de informação ainda em tratativas confidenciais por parte da Prefeitura de São Paulo, não podemos divulgar ainda os detalhes. A promessa é do lançamento ser realizado ainda este ano. Mas algo podemos adiantar sim: vem coisa boa por aí! (podem acreditar mesmo sendo do Governo porque não é piada)… confira na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *